Contexto Histórico

O violino provavelmente foi concebido na Itália no século XVI, resultado final de diversas adaptações de instrumentos anteriores e semelhantes oriundos de diversas culturas.

image008

Evolução do Violino, fonte: BUEN, 2004

Através de iconografias, pinturas e referencias em livros da idade média, o violino, possivelmente é descendente de instrumentos como a rebec, vielle, lira da braccio e violas medievais. Entre as culturas que utilizaram instrumentos de corda a arco, podemos citar, árabes, orientais, e toda a Europa medieval (MCLENNAN,2004).

A mais antiga pintura conhecida de um violino como instrumento é de uma igreja em Ferrara na Itália, cerca de 1504 (BUEN,2006).

image010

Primeira Pintura com referencia a um violino, fonte: BUEN, 2006

 

Em pinturas de Caravaggio aproximadamente no ano de 1602, podemos ter uma idéia de como eram os instrumentos ancestrais ao violino.

image012

Pintura de Caravaggio, 1602, fonte: MecLennan

 

O violino passou por modificações estruturais, troca de materiais utilizados em sua confecção, arqueamentos e dimensões que resultaram em um produto robusto e eficiente. É surpreendente a evolução tecnológica e artística alcançada pelos fabricantes artesanais do século XVI.

Próximo