Jean Baptiste Vuillaume (1798-1895)

 Vuillaume nasceu em Mirecourt, centro da artesania francesa de violinos, em 1798. Com 19 anos já ajudava outro proeminente luthier francês François Chanot. Em 1827, ganhou medalha de prata em uma exposição em Paris com suas cópias de violinos. Em 1839 e 1844 viriam as de ouro.

vuillame-fotovuillaume-retrato

Tinha em sua oficina ajudantes que produziam violinos de acordo com suas estritas especificações.

Enriqueceu com a especulação imobiliária e ficou notório no meio musical devido as negociações de violinos antigos e também por suas réplicas perfeitas de violinos cremonenses.

Alguns o idolatram e outros o consideram o mais inteligente publicitário charlatão que existiu. Fato é que foi o primeiro luthier a levar a cabo uma profunda transformação nos violinos desde sua concepção no século XVI. (FABER, 2004)

5/18 - The tuning pegs by J.B. Vuillaume.

Em colaboração com o físico Feliz Savart, ele foi responsável pelas modificações na angulação do braço, pelo reforço da barra harmônica e também pela extensão do espelho. Tudo isso devido a demanda das salas de concerto por uma projeção maior do som dos violinos. (DONOSO, 2004)

image022

Comparação entre a montagem do espelho e braço do violino barroco (superior) e do romântico (inferior), fonte: MecLennan, 2004

Esta foi a única modificação considerável que o violino sofreu desde sua criação.

1vuillame vuillamepgs

 

 

 

 

Cravelhas esculpidas de Vuillame, sua principal caracteristica

Ficou famoso pela posse do violino Messias de Stradivarius, com o qual fez inúmeras cópias. Ficou conhecido pela semelhança e qualidade de suas copias em relação aos instrumentos originais. Ainda assim, atualmente seus violinos são avaliados em centésimos do valor de um Stradivarius, (FABER, 2004).
vuillaumeviolondoriados

Violino decorado de Vuillaume, fonte: Wikipédia

Próximo