O Luthier

Bruno Fuzati

Nascido em 1984 em São Bernardo do Campo – SP, de descendência italiana, cresceu em Ribeirão Pires-SP. Durante sua infância teve contato com orquestras de cunho religioso, onde desde pequeno teve interesse e contato com instrumentos musicais.

Estudou Desenho Artístico e Música na juventude, tendo aulas regulares de violino com diversos professores. Também estudou bateria e percussão.

Formado em curso superior de Engenharia Mecatrônica, Tecnologia Mecatrônica e com curso técnico também em Mecatrônica.

Formado pelo SENAI no curso de aprendizagem industrial como Mecânico de Usinagem, Ferramenteiro de Corte, Dobra e Repuxo e Ferramenteiro de Moldes Plásticos onde teve contato com trabalho minucioso referente a ajustagem mecânica de precisão.

Trabalhou em ferramentarias, onde após se especializou em softwares de desenho e design, como CATIA (PLMs em geral), vindo a trabalhar na indústria aeronáutica como Projetista e Engenheiro de Desenvolvimento de Produtos.

Devido seu conhecimento de ajustagem mecânica e usinagem, sempre teve curiosidade sobre o processo de construção de instrumentos de corda a arco. Foi então que procurou cursos e informações sobre a área.

Em 2005, fez um breve curso introdutório de luteria com o luthier Ezequiel Monteiro em São Caetano do Sul, onde teve oportunidade de construir seu primeiro violino com orientação.

 

image002

Primeiro Violino - 2005

Após isso, pesquisou de forma autodidata a história e biografia dos construtores consagrados italianos de Cremona e Brescia, modos e processo de fabricação utilizados no século XVII, vernizes, otimização dos processos produtivos, ferramentas. Mantendo contato próximo com diversos colaboradores europeus, americanos, pesquisadores de acústica e luthiers, praticamente revisitou todos os conceitos até então aprendidos e passou a trabalhar de forma independente, prática com inovação e tecnologia, aliando engenharia e acústica a arte de construção de instrumentos de arco.

Durante o curso de engenharia, fez seu trabalho de conclusão de curso - TCC, estudando acústica do violino, uma pesquisa extensa, onde pormenorizou toda investigação já realizada sobre acústica do violino, focando no estudo dos modos normais de vibração dos tampos e do corpo montado. Também estudou a correlação dos modos do corpo montado com os modos do tampo e fundo. Estudou os harmônicos do timbre e sua correlação com as características de cordas, cavaletes, madeiras dos tampos, umidade, densidade etc;

 

image003 image004 image005 image006

Analise modal utilizando software CATIA V5

A partir de 2014 estabeleceu seu ateliê na cidade de São Jose dos Campos – SP onde desde então vem atendendo amadores, músicos, orquestras, igrejas e escolas.

image007

Bruno Fuzati em seu ateliê